Taí o ótimo documentário “Betty, They Say I’m Different” com legendas em português sobre a cantora, compositora e arranjadora Betty Davis, que fez história na década de 70 sendo a primeira mulher negra nos Estados Unidos a conseguir escrever, produzir e cantar as suas próprias canções, superando obstáculos, fortes preconceitos e boicotes.

É muitas vezes mais lembrada por seu casamento com Miles Davis (que durou apenas 1 ano) do que pela sua música que fez muito barulho na música funk dos anos 70 em três ótimos discos: “Betty Davis” (1973), “They Say I’m Different” (1974) e “Nasty Gal” (1975). Uma pedrada atrás da outra que a fez beirar o mainstream, porém por sua personalidade forte, letras avançadas em questões como o feminismo, a negritude e a liberdade sexual, aterrorizava a indústria musical que a rejeitou quando recusou-se a mudar sua aparência e estilo. A cantora então se afastou totalmente da cena e está reclusa há mais de três décadas sem aparições públicas e nem entrevistas.

O diretor inglês Phil Cox se apaixonou por sua música e intrigado com sua história foi atrás da cantora. Após meses de procura, a achou morando em Pittsburgh em uma residência humilde, sem celular e acesso a internet. Passou dois anos em contato tentando convence-la a aceitar a produção de um documentário sobre a sua vida e aqui está: “Betty, They Say I’m Different“. Prepara a pipoca e boa sessão!

Assista: “Betty, They Say I’m Different” (Dir. Phil Cox, 2017)

Fica o agradecimento ao leitor Edivaldo Pereira que legendou o documentário em português e nos mandou. Ajudando a propagar a música e a mensagem…