Clássico intocável na carreira do lendário cantor Bill Withers, “Just As I Am” é uma estreia maiuscúla para um não tão jovem cantor iniciante nos anos 70. Bill Withers teve problemas de gagueira na infância, foi oficial da Marinha até quase os 30 anos e só então decidiu dedicar-se de vez a música.

Através do amigo Ray Jackson, trombonista e arranjador do Charles Wright & The Rhythm Band Watts 103rd Street, Withers conheceu Clarence Avant, dono da Sussex Records, um dos principais selos de soul nos anos 70. Entusiasmado com o talento do rapaz, Avant o contratou e colocou Booker T. Jones pra comandar a sua estreia produzindo e tocando o disco todo.

O álbum é encabeçado pelos singles “Grandma’s Hand” e “Ain’t No Sunshine”, dois dos maiores clássicos da história do soul. “Ain’t No Sunshine” ainda rendeu de primeira seu primeiro Grammy faturando a categoria de Melhor Música R&B em 1972. Porém, o álbum brilha muito não só pelos dois singles, mas de uma maneira geral, apresentando uma excelente mistura de soul, r&b e country em doze faixas de muita classe.

Relembre com a gente no PLAY!

Bill Withers – Just As I Am (Sussex, 1971)

Tracklist:
01. Harlem
02. Ain’t No Sunshine
03. Grandma’s Hands
04. Sweet Wanomi
05. Everybody’s Talkin’
06. Do It Good
07. Hope She’ll Be Happier
08. Let It Be
09. I’m Her Daddy
10. In My Heart
11. Moanin’ And Groanin’
12. Better Off Dead