O célebre saxofonista Stan Getz foi o principal disseminador da bossa nova nos Estados Unidos desde o início dos anos 60. Virou grande parceiro de João Gilberto gravando vários discos em parceria e sua discografia traz diversos títulos dedicados a nossa bossa.

Em 1963, Stan Getz convidou o violonista e compositor brasileiro Luiz Bonfá, (que estava bombando com a canção “Manhã de Carnaval”) pra um álbum em parceria. “Jazz Samba Encore” saiu no dia 1 de abril de 1963 trazendo 10 gravações de composições de Bonfá, além de clássicos de Tom Jobim como “Insensatez”, “Só Danço Samba” e “O Morro Não Tem Vez”. O maestro inclusive participa tocando piano em “Insesatez”. A cantora Maria Toledo (então esposa de Bonfá) ficou responsável pelas participações vocais.

O resultado é sensacional! O tenor de Getz soa maravilhoso e impecavelmente tocado ao lado de Bonfá que alcançava seu auge. Álbum que trouxe o pedigree da bossa nova pro jazz americano. Minha faixa preferida é a espetacular “Saudade Vem Correndo” que décadas depois foi sampleada por J. Dilla no clássico “Runnin’” do The Pharcyde em 1995.

E já se vão 55 anos dessa obra-prima… Vamos relembrar!

Ouça: Stan Getz & Luiz Bonfá – Jazz Samba Encore (Verve, 1963)

Stream:

getz_stange_jazzsamba_103b

Stan Getz & Luiz Bonfá – Jazz Samba Encore


Tracklist:

01. Sambalero
02. So Danço Samba
03. Insensatez
04. O Morro Nao Tem Vez
05. Sambe De Duas Notas (Two Note Samba)
06. Menina Flor
07. Mania De Maria
08. Saudade Vem Correndo
09. Um Abraco No Getz (A Tribute To Getz)
10. Ebony Samba

Produzido por Creed Taylor