Filho do lendário e genial Fela Kuti, o nigeriano Seun Kuti abraçou sua herança por completo em 1997, aos 14 anos, quando assumiu a liderança da banda Egypt 80 após a morte do pai.

Hoje, aos 35 anos, Seun é o principal porta-voz do Afrobeat no mundo e espalha a mensagem do gênero criado por Fela Kuti na década de 60 por todos os continentes com uma carreira consolidada e calcada sob os mesmos princípios: a música como instrumento de transformação social e política.

Sempre levantando a bandeira pela África, Seun manteve em sua música as raízes do Afrobeat – misturando as tradições africanas com funk e jazz – porém trouxe linguagens mais modernas em flertes com o hip-hop, soul, r&b e até a música eletrônica.

Seu mais novo trabalho acabou de sair pelo respeitado selo Strut Records e chama-se “Black Times“. Tem co-produção do pinista americano Robert Glasper e participação do guitarrista Carlos Santana na faixa título. São oito composições com arranjos potentes e letras incendiárias dando um grito de punho cerrado ás políticas corruptas e desiguais vigentes na Nigéria e em todo o Terceiro Mundo.

A entrega desse discurso não soa como pregação. Pelo contrário. A maneira como o afrobeat da família Kuti sonoriza suas manifestações são sempre acompanhadas por uma sessão de groove espetacular como pano de fundo. Visceral e hipnótico, como sempre.

E é com “Black Times” que Seun Kuti retorna ao Brasil pra uma série de shows em São Paulo e Rio de Janeiro. O músico e cantor tem shows marcados no dia 14 de março no Blue Note Rio e nos dias 15 e 17 dentro do Nublu Jazz Festival nos SESCs Pompéia e Sao José dos Campos respectivamente. Na apresentação no Rio de Janeiro, Seun Kuti conta com participação da rapper curitibana Karol Conka e discotecagem deste que vos fala em noite apresentada em parceria com o Só Pedrada Musical. É imperdível!

Fica as infos dos shows abaixo:
14 de março, quarta-feira, no Rio de Janeiro
– Seun Kuti & Egypt 80 part. Karol Conka @ Blue Note Rio

15 e 17 de março, Nublu Jazz Festival, Sao Paulo
– Seun Kuti & Egypt 80 @ Sesc Pompeia e Sesc S. J. dos Campos

Ouça: Seun Kuti & Egypt 80 – Black Times (Strut Records, 2018)

Seun Kuti & Egypt 80 – Black Times (feat. Carlos Santana)

 

+info:
https://seunkutiegypt80.bandcamp.com