Depois do ótimo álbum “Duas Cidades” e de, literalmente, dominar o Brasil como a grande revelação da música alternativa, o BaianaSystem veio na responsa total pro seu terceiro trabalho. “O Futuro Não Demora” é aquele som e muito mais…

O grupo idealizou o trabalho em sessões de pesquisa e composição na Ilha de Itaparica, aprofundando ainda mais suas raízes sonoras. Novamente com produção de Daniel Ganjaman, o álbum segue uma pegada mais orgânica, experimental e viajandona, fundindo ainda mais a percussão baiana com a percussão eletrônica. É dividido em duas partes: “Água” e “Fogo”, que abrem e fecham o álbum e conectam-se com “O Melô do Centro da Terra”, minha faixa favorita.

Pra aquecer ainda mais esse caldeirão sonoro que vai do Ijexá ao dub, o grupo juntou um timaço de participações que passam pela lendária dupla Antonio Carlos e Jocafi ao frequente parceiro e padrinho da banda BNegão, além de Curumin, Edgar, Manu Chao, Vandal, Lourimbau, Samba de Lata de Tijuaçu e a Orquestra Afrosinfônica. O resultado é acachapante aos ouvidos! Comprovando mais uma vez a grande importância do BaianaSystem pra música brasileira atual. Então, aperta o play e tenha uma boa viagem!

Ouça: BaianaSystem – O Futuro Não Demora (Universal, 2019)